Tuesday 19 May 2009

Grupos pequenos, small groups




Neste dia, nosso convidado para nos trazer a Palavra foi o Pr. André, missionário na Espanha, sentado na poltrona.















Atletas de Cristo - Esgrima/Fencing



No Brasil éramos Atletas de Cristo na modalidade Esgrima. Fomos campeoes pelo Clube de Regatas do Flamengo e por isso somos Atletas Laureados do Clube.

Gostamos muito de esportes, principalmente Esgrima.
A origem da esgrima se perde no tempo. Os mais remotos registros de sua prática vêm do Egito, em 1.100 a.C. Porém, a mais antiga espada que se conhece tem mais de 5.000 anos e pertenceu a Saragon, primeiro rei de Ur, na Caldéia. Devido ao seu espírito guerreiro, os espartanos foram um dos povos precursores no desenvolvimento da arte de esgrimir.

Antiga forma de combate, ela perdeu sua importância nas guerras quando a pólvora foi inventada. Até o século XII, no entanto, ainda era o principal meio de defesa na Europa.

A partir do século XVI começa a se transformar num esporte, praticado pela nobreza européia. Na Espanha, a prática ganha o status de arte. Mais tarde importantes escolas são formadas na Itália e, principalmente, na França. Entre as décadas de 60 e 70 do século XIX, Graeme Harmon transformou a esgrima num esporte de competição nos Estados Unidos.

Competições com espadas já eram praticadas na antiga Olimpíada grega. A esgrima faz parte dos Jogos Olímpicos modernos desde sua primeira edição, em 1896, em Atenas, na Grécia.
Após 2 anos em Edinburgh, comecamos a treinar no Edinburgh Fencing Club, nosso Ingles já estava bom o suficiente para nos comunicar. Era preciso ainda aprender os termos técnicos em Ingles: em guarda, marchar, recuar, superfície nao válida, ataque simples, etc.

Quando Emeric comecou a dar aulas para Talita, os olhos se voltaram para eles. Todos queriam saber quem era o técnico e a atleta brasileira. Emeric foi convidado a dar aulas no clube. Hoje estamos nos preparando para o curso de Mestre d'Armas.
Estamos sempre ligados ao esporte e pretendemos através dele, levar a mensagem do Evangelho a outros povos. Nosso coracao esta naquilo que amamos, nosso tesouro é Deus, somos movidos por Ele, nossa mente só esta segura em um lugar: com Deus. Se em nosso coracao Ele é o primeiro, todas as demais coisas passam a ter seu verdadeiro significado. Nosso verdadeiro tesouro é Jesus.
Pierre de Coubertin, o fundador das Olimpíadas nos tempos modernos, foi enterrado na Suíca, onde nasceu e seu coracao levado a Olímpia, como amostra de seu amor ao esporte. Toda a sua vida e seu coracao pertenceram aos Jogos Olímpicos.
E voce? Onde esta o seu coracao?