Monday 18 May 2009

Talita e seu depoimento sobre a mudanca para Escócia


COME TO SCOTLAND


Since I was 13 years old, I lived in Brazil with my parents and two brothers. I had friends, school, I went to beach when the weather were hot, I had all my family there and all people speaks my language, Portuguese, that I understand. I was happy to live my “normal” life when my parents decided that we should learn English and we were going to move to Scotland, Edinburgh, a place that I didn’t knew. I liked the idea to move to another country, learn English in a place where everybody speaks the language it’s more quickly the only thing I didn’t liked was to be far from my friends.
7 of December, I arrived in Birmingham. I stayed 3 hours at the immigration office. These 3 hours was like 3 years in jail, sitting with nothing to do and couldn’t go to anywhere, just the toilet. Finally, I arrived in Edinburgh. The first thing I felt was cold, very cold. For people who go out of a hot country to a cold country, I was feeling like I was inside a refrigerator.
Two days past, I was at Prince Street, everybody speaking English and I couldn’t understand nothing like people of other planet. In the middle of January I started at school that was so different from Brazil, I felt like “lost in the world”, I just understand some simple phrases like “hi, how are you”.
The first day that snowed it was night and I was watching TV when my brother said: “look, it’s snowing”. I got to window, I was so surprised that I went out of my house wearing my pyjamas then I walking and dancing in the snow. That day was the better day of my life. I think that I like my come to Scotland. Here is cold but I love the snow!
To learn English is important for me to get a good job after. I make some Scottish friends but I think to come back to Brazil some day. I like Edinburgh all is good here, but I’ve been missing my relatives, my friends and my Country, Brazil.

Aprendendo a fazer compras




Lidl supermercado mais barato da cidade



Sabe quando vc chega numa cidade e nao conhece nada? Pois é, chegamos em Edinburgh sem falar Ingles, tendo que aprender a fazer compras, descobrir os produtos e como preparar, e o mais importante, qual supermercado tem o melhor preco.

Existem muitos armazéns Pakistanes que vendem de tudo, aipim ou macacheira, feijao preto, leite condensado, requeijao e condimentos usados por nós brasileiros.

Quando achamos couve foi uma surpresa: - Olha, é couve! Felicidade geral. Comer comida Brasileira é somente em dias especiais. Aprendemos a comer o Haggis, batatas e frango assado ou peixe.

Carne bovina é caro. A carne comsumida na Escócia é carne de ovelha, muito gostoso.

Um dia, já cansados de comer carne de frango e peixe, Emeric resolveu pedir a Deus que nos proporcionasse comer carne bovina, um bife! Emeric foi ao supermercado, orando, e foi direto ao setor de carnes. As bandejas estavam em promocao. Uau! Vamos comer carne! Emeric pegou 7 bandejas de bife. Ao passar no caixa, foi dado o desconto, cada bandeja de carne, era deduzido o desconto, conclusao, Emeric nao teve que pagar pelas 7 bandejas. Mas o caixa ainda deu o troco para ele. Como assim? Troco? Eu nao paguei pela carne, Emeric disse ao caixa. Nao precisa pagar, eu tenho que te dar o troco! Emeric pensou, meu Ingles esta ruim mesmo. Nao consigo dizer a ele que nem dei o dinheiro ao caixa. Os £10 pounds continuam na minha mao. O caixa falou fazendo sinais com a mao: - Nao precisa me dar dinheiro, eu tenho que te dar o troco!
Vai entender?
Emeric voltou para casa com os £10 pounds, umas moedas e 7 bandejas de carne. Glória a Deus!

Ministério

A Chinesa esta lendo um verso da Bíblia, sendo observada por outro Chines.
Nesta foto tem Koreana, Chinesa, Japonesa e Brasileira


Estudando somente Ingles, sem poder atuar na Igreja por nao saber a língua, estava nos deixando desanimados. Pedimos a Deus que nos desse um ministério em que nós pudessemos trabalhar fazendo missoes.Deus nos deu uma idéia de fazer com os estudantes do Curso de Ingles, Arch School, um encontro por 15 minutos, durante o break.
Primeiro tivemos que pedir permissao para a diretora do curso. Ela deixou sem problemas. Nao fez nenhuma restricao.
Foi um bálsamo para nós falar de Deus para estudantes de várias nacionalidades e em alguns casos, sem nunca terem ouvido falar o nome de Jesus.
Uma vez uma Chinesa pediu para soletrar no nome Jesus, quando perguntei a ela se ela já tinha ouvido falar dele, ela disse que nunca. Esses encontros eram feitos uma vez por semana. Dessas reunioes, partimos para outra reuniao em casa, encontros semanais, aos sábados. Vinham estudantes do Iran, Palestina, China, Korea, Polonia, Brasileiros nao Cristaos e Cristaos.
Apesar de nosso tempo no curso de Ingles ter terminado, continuamos com as reunioes aos sábados, com estudantes de língua Inglesa. Deus tem nos usado com nossos dons para a expansao do Reino.
Na nossa última reuniao, 2 pessoas, uma brasileira e uma polonesa, aceitaram fazer uma oracao de entrega para Deus. Glória a Deus! Toda a Honra e Louvor seja dado a Ele.

Deus tem sido engrandecido no nosso meio.








Easter Play















Easter play é um teatro aberto, nos jardins do Castelo de Edinburgh, o público participa das encenacoes.




Como é um feriado prolongado, a cidade fica cheia de turistas europeus, muitos muculmanos, budistas, diferentes povos e culturas assistem este grande evento na cidade. A Paixao de Cristo é um dos eventos durante a páscoa que atrai centenas de pessoas.




Nós participamos do Welcome Team








Nossa celebracao de Páscoa, Seder de Páscoa: Ervas amargas (marror), Charosset, Matza, vinho e as velas.




haba'ah bi Yerushalayim




No seder de páscoa encontramos todos os elementos apontando para Jesus Cristo. Vou falar sobre esta celebracao mais tarde.

A Igreja da Escócia

Casa de John Knox, Reformador Escoces

Cruz Celta


Nike é mais conhecida do que Jesus na Escócia
A Igreja da Escócia é presbiteriana sendo a igreja oficial do país. Ela não está sujeita ao Estado, embora tenha sido estabelecida por ele. Diferentemente da Igreja da Inglaterra que tem a forma de governo anglicana, os escoceses têm orgulho de dizer que a Reforma Escocesa teve como objetivo o resgate do Evangelho, enquanto a Reforma Inglesa foi política.A Reforma Escocesa iniciada em 1560 foi liderada pelo calvinista John Knox. Durante os séculos 17 e 18 a Igreja manteve uma teologia rígida e controlou a moralidade da sociedade. Ela teve influência no desenvolvimento cultural do país: como os calvinistas não são participantes do ano litúrgico cristão, o Natal, por exemplo, não era amplamente comemorado até a metade do século 20. Além disso, a natureza intelectual do calvinismo ajudou no desenvolvimento de pensadores escoceses durante o Iluminismo no século 18. Infelizmente, a desconfiança da igreja sobre a sensualidade na música e na arte, fez com que os escoceses dessem pouca contribuição artística até o século 19.
No último censo, em 2001, 42% dos escoceses se declararam protestantes, 16% católicos (muitos vieram da Irlanda) e 28% sem religião.Algumas cidades têm sentido o problema da divisão entre presbiterianos e católicos. Em Edimburgo, capital do país, o problema pode ser percebido até nas equipes de futebol como o Hibernian e o Hearts, católico e protestante, respectivamente.O Hibernian foi criado com o objetivo de levantar dinheiro para ajudar os católicos irlandeses, em 1875. Enquanto o Hearts foi criado em 1874 na igreja de St. Giles, que é conhecida como a “Igreja Mãe” da Reforma Escocesa e onde se encontra o corpo de John Knox. Portanto, os conflitos não são tão sérios como aconteciam na Irlanda, mas ainda há um tipo de rivalidade entre católicos e protestantes.
A Free Church of Scotland, que oferece até mesmo cursos de pós-graduação no seu College, tem uma liturgia bem tradicional, sem músicas moderninhas, utilizando somente salmos. Ela surgiu da separação da Igreja da Escócia, aberta a idéias contrárias à igreja do início da reforma com John Knox. Por exemplo, a permissão dada às mulheres para serem ordenadas ao ministério. Elas receberam a permissão para a serem ordenadas diaconisas em 1935 e para pregarem em 1949, sendo que a primeira mulher a ser ordenada pastora foi no ano de 1969 na cidade de Aberdeen, norte da Escócia.Há ainda a Igreja Episcopal Escocesa, de base anglicana, e algumas pentecostais. No dito censo, 7% estão na categoria outros cristãos. Com a entrada dos paises do Leste na União Européia, podemos observar um grande crescimento de católicos, devido ao movimento migratório, principalmente de poloneses.
Desde o século 19 a Igreja da Escócia tem sido tolerante com as diferentes denominações e muito interessada no Ecumenismo.Infelizmente, hoje as igrejas estão vazias, somente os idosos freqüentam os cultos. Não há renovação dos jovens. As famílias de berço cristão tentam motivar seus filhos a irem a igreja e participarem dos cultos. Mas, os adolescentes aos 16 anos escolhem que não querer mais participar da igreja. Não existe um trabalho com os adolescentes para que permaneçam na igreja, e nem mesmo para alcançá-los. Não existe Escola Bíblica.
O ateísmo tem crescido e em uma pesquisa recente publicada em um jornal local foi apontado que a marca Nike é mais conhecida entre os jovens do que Jesus. Nas escolas secundárias (High School) os professores de religião, na grande maioria, são ateus. O mais chocante é que se você perguntar nas ruas a qualquer jovem se ele crê em Deus a resposta será não. Sobre Jesus, não sabem quem foi e ainda perguntam surpresos, se é verdade que ele foi crucificado.
Há ainda a Igreja Batista, que está situada entre os presbiterianos e os pentecostais em número de fiéis. Não está tão vazia, mas também não está crescendo. Ela ainda possui Escola Bíblica, mas os jovens não são atraídos a freqüentar os cultos. As Igrejas Pentecostais estão surgindo e atraindo muitos escoceses. Os pentecostais tem crescido bastante. A Igreja Pentecostal Destiny, em Edimburgo, tem reuniões em grupos pequenos, que se reúnem durante a semana nas casas. Além disso, são feitas projeções de filmes e debates com jovens. Destiny tem um culto jovem com guitarras, baterias e baixos, além das vozes. O pastor é novo e carismático. Esta igreja está sempre cheia. Às vezes não se encontra lugares para sentar. O culto é realizado em três horários diferentes, dois pela manhã e um à noite. E já há uma campanha para a compra de um cinema que será transformado em igreja. Outra que segue bem cheia é a Igreja de Africanos, também pentecostal.
Em um recente debate de rádio perguntava-se se a Escócia ainda era um país cristão. Afinal a maioria se declarou protestante, mas poucos freqüentam a igreja. A grande questão é: até que ponto um país é cristão se as pessoas não vão aos cultos? Os ouvintes, na grande maioria, entendiam que a Escócia era cristã porque os valores morais e éticos regidos na sociedade eram baseados no cristianismo.
Dois anos atrás foi votado no Parlamento a proibição de se dizer a frase “Só Jesus Cristo Salva”. Porque isso fere o direito das outras religiões. Felizmente, os cristãos se uniram e fizeram um abaixo assinado contra a lei. O projeto não foi aprovado.
Um dia a Escócia, que foi presbiteriana, enviou grandes pregadores e missionários para o mundo como Eric Liddel, medalha de ouro nos 400 m dos Jogos Olímpicos de 1924 (Paris), apelidado de “O Voador Escocês”, missionário na China. A Escócia enviou para o Brasil, em 1855, o missionário Robert R. Kalley, médico, apelidado de “O Lobo da Escócia”, apesar de ser presbiteriano, no Brasil ele deu origem ao congregacionalismo. David Livingstone, Charles Frederick Mackenzie nasceram na Escócia, entre outros não tão famosos, mas igualmente importantes no trabalho missionário.É com muita tristeza que vemos as igrejas na Escócia sendo demolidas, virarem restaurantes ou se transformarem em centros de informação turística. Mas, sentimos que ainda ha esperança, se oramos e fizermos a nossa parte.

Conhecendo a outra cultura




Choque cultural...
É o sentimento de confusão e desorientação que enfrentamos quando mudamos de uma cultura para outra. Como turistas nunca passamos pelo choque.

Em outra cultura, tudo que aprendemos como padrões culturais se tornam sem sentidos. Passamos por uma desorientação, desilusão e depressão e se não tivéssemos que encarar a igreja, nos voltaríamos para casa correndo.
Isso passa com o tempo; e a medida que aprendemos a língua, fazemos novos amigos e descobrimos que podemos andar de ônibus, contar moedas, fazer compras, etc. Voltamos a ser como criancas, falamos errado, temos que aprender como se comportar o que se deve ou nao se deve fazer. Esquecer nosso pensamento Brasileiro e pensar como eles pensam, é como aprender a dirigir pelo lado direito do carro, sempre procuramos a marcha com a mao direita e nao encontramos nada, a marcha esta do nosso lado esquerdo. Tentamos ao máximo evitar o etnocentrismo que é pensar que a nossa cultura que é a certa. Por exemplo: a forma de lavar loucas na escócia, quando usamos o nosso jeito na casa de um escocês, estamos dando um recado a eles: “Nossa forma de lavar loucas é melhor que a sua”.


Atos1:8 que diz: "...e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra". David Hesselgrave em seu livro A comunicação Transcultural do Evangelho, explica que se deve atribuir significado não apenas geográfico a este versículo, mas também cultural.

Quantas vezes os missionários anseiam por ir para terras distantes pregar o evangelho, mas sem nenhuma sensibilidade, começam a destruir toda a cultura daquele povo?


“Um dos principais impedimentos para a comunicação do evangelho eh o fato de a mensagem trazer a idéia de ser estrangeira e em grande parte o caráter estrangeiro do cristianismo tem sido a carga cultural que colocamos sobre ele. Como explicou o Sr. Murthi, um evangelista indiano: “não nos tragam o evangelho como uma planta em um vaso. Tragam-nos a semente do evangelho e a plantem em nosso solo”. Missões transculturais – Hesselgrave.


Salgadinhos Escoceses feitos de Salmao, Haggis e folhados

Inverno em Edinburgh





Vindos do clima quente do Brasil, sentimos muito a diferenca de temperatura. Saímos do verao escaldante do Rio de Janeiro para o frio congelante de Edinburgh. Eu andava nas ruas me sentindo como se estivesse constantemente com o ar condicionado ligado.

Na verdade, sentimos frio somete nas ruas. Os onibus sao aquecidos, como as lojas e supermercados. Ao entrar numa loja, voce comeca a se despir dos apetrechos que te colocam pesos a mais: Cachecol, touca, luvas, casacoes pesados e se nao tirar, voce vai suar. No supermercado voce tem que ter 2 carrinhos: um de compras e outro para os casacos! Andar sempre com uma garrafinha de agua é regra, sentimos muita sede.