Monday 18 May 2009

Conhecendo a outra cultura




Choque cultural...
É o sentimento de confusão e desorientação que enfrentamos quando mudamos de uma cultura para outra. Como turistas nunca passamos pelo choque.

Em outra cultura, tudo que aprendemos como padrões culturais se tornam sem sentidos. Passamos por uma desorientação, desilusão e depressão e se não tivéssemos que encarar a igreja, nos voltaríamos para casa correndo.
Isso passa com o tempo; e a medida que aprendemos a língua, fazemos novos amigos e descobrimos que podemos andar de ônibus, contar moedas, fazer compras, etc. Voltamos a ser como criancas, falamos errado, temos que aprender como se comportar o que se deve ou nao se deve fazer. Esquecer nosso pensamento Brasileiro e pensar como eles pensam, é como aprender a dirigir pelo lado direito do carro, sempre procuramos a marcha com a mao direita e nao encontramos nada, a marcha esta do nosso lado esquerdo. Tentamos ao máximo evitar o etnocentrismo que é pensar que a nossa cultura que é a certa. Por exemplo: a forma de lavar loucas na escócia, quando usamos o nosso jeito na casa de um escocês, estamos dando um recado a eles: “Nossa forma de lavar loucas é melhor que a sua”.


Atos1:8 que diz: "...e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra". David Hesselgrave em seu livro A comunicação Transcultural do Evangelho, explica que se deve atribuir significado não apenas geográfico a este versículo, mas também cultural.

Quantas vezes os missionários anseiam por ir para terras distantes pregar o evangelho, mas sem nenhuma sensibilidade, começam a destruir toda a cultura daquele povo?


“Um dos principais impedimentos para a comunicação do evangelho eh o fato de a mensagem trazer a idéia de ser estrangeira e em grande parte o caráter estrangeiro do cristianismo tem sido a carga cultural que colocamos sobre ele. Como explicou o Sr. Murthi, um evangelista indiano: “não nos tragam o evangelho como uma planta em um vaso. Tragam-nos a semente do evangelho e a plantem em nosso solo”. Missões transculturais – Hesselgrave.


Salgadinhos Escoceses feitos de Salmao, Haggis e folhados

No comments:

Post a Comment